O que é TI como funciona?

O objetivo de toda organização é permanecer competitiva no mercado. Mas você sabe o que é TI, que benefícios ela oferece e o que os profissionais de TI fazem?

Embora muitas pessoas tenham ouvido a sigla ou a usem freqüentemente em suas vidas diárias, ainda há muitas perguntas sobre o assunto.

O que é TI?

TI geralmente significa tecnologia da informação. Entretanto, é importante entender o significado de TI.

Gartner, uma das empresas líderes mundiais em consultoria tecnológica, fornece a seguinte definição: ‘Usamos um termo comum para nos referirmos a todas as tecnologias da informação, incluindo software, hardware, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. A definição de TI geralmente exclui tecnologias incorporadas que não geram dados para fins comerciais. ”

TI engloba todas as soluções tecnológicas utilizadas por uma empresa para facilitar as operações diárias e para aumentar a eficiência com que os dados são inseridos, criados, transmitidos e gerenciados.

Exemplos de aplicações de TI são o software de gerenciamento da empresa, a rede de Internet, os servidores onde as informações são armazenadas e os computadores utilizados pelos funcionários.

Em outras palavras, o departamento de TI é responsável por todos os recursos tecnológicos utilizados para criar informações e dados sobre parceiros, clientes ou funcionários. Desta forma, ajuda as pessoas a gerenciar e trabalhar com estes dados.

História da tecnologia da informação

A tecnologia da informação surgiu nos anos 60, quando problemas de processamento de dados se tornaram o foco de atenção das grandes empresas.

Nesses anos, as empresas se concentraram em computadores mainframe e sistemas de gestão empresarial, como contabilidade, folha de pagamento, finanças e gestão de estoques.

Nos últimos anos, à medida que a TI evoluiu, as empresas começaram a implementar sistemas que levaram a recursos mais modernos e eficientes, custos mais baixos e acesso mais fácil para empresas de todos os tamanhos e em todos os setores.

A evolução do setor de TI pode ser dividida em quatro períodos inter-relacionados:

1. Anos 60 – TI.

2. Anos 70 – sistemas de informação

3. Década de 1980 – vantagem competitiva e inovação

4. 1990 – reestruturação e fusão de organizações

Por que a TI é tão importante?

Hoje, a TI é essencial para apoiar a gestão de pequenas empresas familiares e grandes corporações.

Desde atividades básicas do dia-a-dia, como a troca de e-mails ou a comunicação entre funcionários e parceiros, até um poderoso programa de gestão para os diferentes departamentos de uma empresa, eles só podem funcionar graças ao trabalho do departamento de TI.

Em geral, a TI possibilita tudo desde as atividades do dia-a-dia, como a troca de e-mails comerciais, até o desenvolvimento de atividades e projetos inovadores que dão à empresa uma vantagem competitiva.

A análise da IDC prevê que os investimentos em TI crescerão 10% até 2021, com foco em serviços, software e hardware.

O que fazem os especialistas em TI?

Os profissionais de TI são os principais responsáveis pelo gerenciamento da informação e tecnologia da informação nas organizações, assim como por todos os desenvolvimentos de software, hardware e TI.

Até alguns anos atrás, estes especialistas estavam principalmente associados a profissões técnicas. Com a transformação digital e a evolução do mercado, eles começaram a agir como aliados estratégicos da organização e a desenvolver profissões e criações competitivas.

Outro aspecto importante é que estes especialistas interagem com diferentes departamentos da organização para esclarecer dúvidas e otimizar os processos.

Veja isso:

Osciloscópio: o que é, para que serve e como é utilizado?

7 impactos da comunicação digital empresarial

A Transformação Digital sobre as pessoas

O TI pode ser dividido em 7 áreas de atividade:

Infra-estrutura: estes especialistas são responsáveis pelo monitoramento e pelo funcionamento ideal de todas as unidades da organização.

Aplicações e Sistemas: estes especialistas são responsáveis por garantir a qualidade das decisões tomadas e o apoio dos processos operacionais.

Bancos de dados: estes especialistas mantêm e controlam todos os dados da organização, garantindo que eles sejam completos e estáveis.

Estabilidade da informação: estes especialistas apóiam a disponibilidade, integridade e confidencialidade das informações no caso de ameaças digitais.

Gerenciamento de rede: estes especialistas cuidam da instalação e configuração de toda a rede, o que é essencial para a conectividade, melhor coleta e produtividade do pessoal.

Computação em nuvem: a computação em nuvem é cada vez mais utilizada tanto em ambientes corporativos quanto privados. As pessoas que trabalham nesta área ajudam a explorar de forma consistente todos os efeitos positivos da nuvem, de acordo com o perfil e as necessidades da organização.

Programação: estes profissionais são responsáveis por todos os recursos de programação e codificação.

Vale a pena contratar um parceiro de TI para cuidar de TI?

Este artigo lança luz sobre o que é TI e seu impacto sobre as organizações. Tanto pequenas como grandes empresas precisam investir em tecnologia e no uso inteligente de dados para tomar boas decisões.

Neste cenário, muitas vezes surge a questão se vale a pena terceirizar os serviços de TI para obter melhores resultados.

Como este departamento desempenha um papel cada vez mais estratégico nas empresas, um parceiro especializado em TI oferece muitas vantagens.

As vantagens de investir em serviços de TI de terceiros incluem monitoramento contínuo, suporte de especialistas especializados em cada uma das áreas mencionadas e experiência em diferentes ambientes.

Os equipamentos da Penso Tecnologia nos permitem fornecer serviços de terceirização e suporte de TI para organizações de todos os tamanhos e setores.

Desde documentar seu ambiente de TI com uma explicação completa de suas coleções, sistemas, direitos de acesso e senhas, até fornecer os relatórios necessários para medir os resultados, trabalhamos com base em 3 princípios: estabilidade, rapidez e inovação.

Agora que você sabe o que é TI e porque ela é tão importante para as empresas, você entenderá porque a Penso Tecnologia é o parceiro ideal para acompanhar sua empresa nesta jornada.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.