sobre

Como mencionado na barra lateral, este blog é sobre o que será necessário para alcançar máquinas de aprendizado social. Alguns exemplos intuitivos de máquinas de aprendizado social vêm de Hollywood (Rosie, dos Jetson, e R2D2 e C3PO, da Guerra nas Estrelas). Essas máquinas são de uso geral, coexistem com pessoas da cultura humana e interagem com sucesso em ambientes humanos. E, o mais importante, eles têm a capacidade de aprender sobre o ambiente e os novos desafios que surgem ao interagir com as pessoas ao seu redor.

Embora atualmente seja ficção científica, muitos laboratórios de pesquisa industrial e acadêmica estão trabalhando em direção a essa visão de robôs e máquinas como assistentes úteis para os seres humanos. O aprendizado social é um desafio importante nesse esforço e requer um esforço interdisciplinar nos campos do aprendizado de máquina e da interação humano-computador. Minha pesquisa acadêmica é o Aprendizado de Máquina Socialmente Guiado (SG-ML), e está no cruzamento desses campos. Meu trabalho tem como objetivo analisar, criticar e aumentar os algoritmos e as técnicas atuais de Machine Learning, a fim de torná-los mais acessíveis ao aprendizado de um parceiro humano comum. O objetivo deste blog é reunir idéias de minhas próprias pesquisas e trabalhos relacionados na indústria e na academia. E no final … todos nós receberemos nossos robôs!

Sobre o autor:

Meu nome é Angelo Thomaz e sou professor assistente no departamento de computação interativa de Belo Horizonte-MG, onde dirijo o laboratório de pesquisa de máquinas socialmente inteligentes. Nos últimos anos, tenho pesquisado as maneiras pelas quais a Inteligência Aritificial e o Aprendizado de Máquina e a interação homem-computador (robô) podem ser mutuamente benéficos (ou seja, a HCI pode alavancar o Aprendizado de Máquina e o Aprendizado de Máquina podem alavancar a interação humana). Para mais informações sobre mim e minha pesquisa, visite minha pagina no facebook.