O que é Pintura Hidrográfica é bom?

A impressão por transferência por água, também conhecida como WTP (water transfer printing) ou pintura hidrográfica não é uma técnica nova, mas já existe há muito tempo. Inicialmente, no entanto, era relativamente caro e inacessível.

Para ajudá-lo a entender como esta técnica funciona, explicarei em detalhes neste artigo.

O que é WTP Water Tranfer Print?

Simplificando, é uma banheira de água na qual você insere uma fita com sua arte, previamente pulverizada com um ativador que atua como uma cola entre a fita e a arte pintada.

A pintura ocorre após o objeto ter sido imerso na água e a fita adesiva ter aderido à superfície do objeto.

Para entender melhor esta técnica, visite o curso oferecido por Vitor Silva o Gringo  que você pode ler na íntegra clicando AQUI.

Que materiais são necessários para fazer WTP?

Todo o curso é muito descritivo e a iniciativa é criar um cenário simplificado de como tudo funciona, por isso vamos olhar para os materiais necessários.

Uma banheira ou recipiente com água suficiente para molhar o objeto a ser pintado.

Um pouco de lixa para tornar a peça áspera e mantê-la livre de pequenas amolgadelas.

Ativador para garantir a aderência da fita ao componente.

Uma tinta que destrói e resiste e torna a peça hermética e brilhante.

Ambos os materiais são fáceis de encontrar, incluindo dezenas de designs de fitas.

A pintura WTP é fácil, mas requer cuidado e técnica.

Vejamos os passos mais importantes para alcançar os melhores resultados na pintura hidrográfica. Imagine que o objeto escolhido para esta pintura poderia ser uma roda de carro.

– Limpeza da roda

O primeiro passo deve ser a limpeza da roda, que é necessária para remover toda a sujeira da roda.

Também é muito importante lixar a peça para que fique melhor aderida à fita, pois afinal é tinta, por isso é importante remover quaisquer imperfeições e graxas que possam atrapalhar o caminho.

– Preparando a fita adesiva certa para a pintura de aquarela

A partir deste ponto, tudo depende dos materiais necessários para o DAP, que discutirei mais tarde.

Você precisa ir a um tanque de água, que deve ser suficientemente grande para submergir a roda. A temperatura média da água deve ser de 32 graus.

A fita ao redor da borda da folha é de grande ajuda para garantir que a folha não se mova ao usar o atuador. Segurar a folha de alumínio acima da água para evitar bolhas de ar e esperar 30 segundos.

– Aplicação do atuador na folha de alumínio

Aplique o atuador uniformemente na chapa e espere 10 segundos antes de imergir a superfície da bobina.

– Contato entre a roda e a fita

Nesta fase, retire a superfície da roda da água e mergulhe-a gradualmente na água para que a fita adesiva adere melhor à roda. Quando a roda estiver submersa na água, gire-a para desalojar os pedaços maiores de fita adesiva.

Lavar a roda sob água corrente à temperatura ambiente para remover quaisquer pequenos detritos antes de colocá-la para secar.

– Aplicando a camada superior

Depois de esperar. Imediatamente depois, aplicar a camada superior. A aplicação do verniz tornará o verniz muito durável e lhe dará um brilho extraordinário.

Vale a pena trabalhar com a Pintura Hydrográfica?

Se você quiser vender este tipo de trabalho e pintar volantes, capacetes, controles de videogame e muitos outros objetos, recomendo o curso do Vitor Silva Grinbo. Ele passou muito tempo pesquisando, perdeu dinheiro, cometeu alguns erros e os corrigiu várias vezes até se tornar um especialista neste campo, e é definitivamente muito mais barato do que tentar fazer tudo isso sozinho.

Gringo fez isso para você, curso wtp completo online Brasil é um curso criado para pessoas que trabalham com modificações de carros, motocicletas, oficinas de ruído de carros e profissionais que trabalham com objetos decorativos ou qualquer objeto que possa ser imerso na água do WTP.

Pintura Hidrográfica no Brasil

O Brasil é uma região ideal para esta profissão, que pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro, quando a sintonia dos carros estão em grande expansão.

Assim que você aprender as técnicas certas para trabalhar com WTP, você poderá tirar fotos para outros, pois as peças ficarão muito bem.

WTP na oficina de pintura

Hoje, a maioria das oficinas de pintura convencionais já oferece este trabalho como um complemento para seus negócios. Eu me pergunto: se você já tem uma oficina de pintura, então você já tem 90% e por que não passar a diferença para seus clientes e ter mais dinheiro em seus cofres?

Espero realmente tê-los ajudado com este artigo.

Veja Isso:

O que é TI como funciona?

Os desafios da interação humano-robô

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.